terça-feira, 31 de março de 2009

Obrigada pelo Selinho Sandra :)


Este selinho ganhei da minha amiga Sandra!

http://aprenderesonhar.blogspot.com

As regras são:

1- Exibir a imagem do selo; 2-Postar o link do blog de quem te mandou; 3- Escolher 10 blog´s e distribuir o selo; 4- Avisar seus escolhidos.

Andreza - http://meustrabalhospedagogicos.blogspot.com
Leila - http://eevivendoeaprendendo.blogspot.com
Lucia - http://psicolucia.blogspot.com
Flavia - http://tiaflavia-pinguinhodegente.blogspot.com
Rose - http://ensinandoeaprendendocomatiarose1.blogspot.com
Rafaela - http://tia-rafaela.blogspot.com
Princesas Pedagogas - http://princesaspedagogas.zip.net
Déa - http://deacortelazzi.blogspot.com
Joana - http://joananeves.zip.net
Lizzy - http://cresceraprendersonhar.blogspot.com

Abraços, Super Ane Kids :)

Aprenda a Curar Doenças e Distúrbios Psicológicos


A aromaterapia é uma técnica que consiste no tratamento de doenças com o auxílio de óleos extremamente concentrados extraídos dos vegetais. Estes óleos são produzidos por minúsculas glândulas presentes nas pétalas, no caule, na casca e na madeira de numerosas plantas e árvores.

E é com o objetivo de ampliar conceitos e fornecer conhecimento que o Portal Educação inicia novas turmas para o Curso de Aromaterapia, em abril.

A carga-horária do curso é de 60 horas e tem duração de um mês. Os preços são acessíveis e o aluno pode dividir o valor em até 3x sem juros no cartão.
"Excelente curso que nos traz os princípios básicos da aromaterapia, estimulando-nos a pesquisas e aprofundamento da mesma.", afirma a aluna Eliana Maria Ferraz Paludetti, de Descalvado-SP.

Quem faz os cursos do Portal Educação, recebe o certificado em casa 15 ou 20 dias após o término do curso. Os certificados são registrados internamente, contendo em seu verso o conteúdo programático, número de registro, CNPJ da instituição e assinatura do responsável pelo registro.
Aqueles que têm interesse neste ou em outros cursos, podem obter mais informações pelo site do Portal Educação ou pelo telefone 0800 707 4520 (ligação gratuita)

Fonte: Portal Educação

Alimentação Saudável para Crianças e Adolescentes que Praticam Atividades Físicas


A obesidade cresce, cada vez mais, entre crianças e adolescentes. Por isso, é recomendável que desde cedo já comecem a praticar atividades físicas para evitar o sedentarismo, melhorar a saúde e aumentar o bem-estar.

A participação das crianças em eventos esportivos deve ser descontraída, proporcionando a integração, divertimento, auxiliar no crescimento e tentar evitar possíveis enfermidades. Mas, há outro ponto importante que muitos não dão importância: a alimentação.

Praticar as atividades físicas já ajuda muito no desenvolvimento da criança e do adolescente. Porém, é indispensável que se preocupem também com o que comem. Até mesmo porque a alimentação é fundamental para que se tenha um ótimo desempenho esportivo; principalmente quando se trata de crianças e adolescentes, que necessitam de uma maior quantidade de energia.

Carnes em geral, leite e derivados e frios são indispensáveis para o crescimento adequado e recuperação muscular. Aqueles que não ingerem cálcio (presente no leite e derivados) ficam com os ossos mais fracos. Por isso é importante ficar atento a esses detalhes.

O ferro também é fundamental na prática de atividades físicas. Pois, auxilia no crescimento e transporta oxigênio no sangue e no músculo.

Outro aspecto importante é a desidratação. É aconselhável ingerir líquidos a cada 15 ou 20 minutos, mesmo que não tenha sede. Mas, pessoas portadoras de diabetes, hipertensão, entre outras patologias, devem tomar cuidado com as bebidas esportivas.

Antes de ir aos treinos é preciso fornecer energia ao corpo. Isso pode ser feito por meio de frutas, banana com aveia, pão com geleia, suco de frutas, etc. Durante o treino é importante tomar bastante água quando a duração for inferior a 60 minutos, se for mais que isso é necessária a ingestão de biscoitos, frutas.... E após o treino a criança ou o adolescente devem optar por um lanche rico em carboidrato e proteína para restabelecer a energia e fornecer substrato ao músculo.

Fonte: Portal Educação

Twitter


Conheça o Twitter da Super Ane Kids :) Beijos...

Empresas descobrem o Twitter para divulgação da própria marca


Cada vez mais, empresas do mundo inteiro tem se cadastrado no site Twitter com a finalidade de divulgar os serviços oferecidos. É o que mostra uma pesquisa realizada pela O2, operadora móvel europeia, em 500 empresas.
O levantamento mostrou que hoje, existem 700 mil pequenas empresas utilizando o site para fazer negócios. Diariamente essas empresas chegam a mandar cerca de três milhões de mensagens.

Ainda segundo o levantamento, o principal motivo dessa procura, está relacionado com o baixo custo da divulgação. 16% das empresas entrevistadas, afirmam uma economia de até cinco mil libras com relação ao marketing e contratação de pessoal.

Um exemplo disso é a empresa de educação à distância Portal Educação, que está no Twitter desde o início de março e já começa a notar vantagens. “O Twitter é um microblogging, onde os usuários podem adicionar textos com até 140 caracteres. O Portal Educação criou uma conta para uma comunicação direta com o cliente e em breve, vai oferecer vantagens exclusivas para seus seguidores, além de mantê-los informado sobre os novos cursos usando uma linguagem acessível e direta”, explica arquiteto da informação, Renan Teles.

Além de divulgar a marca, algumas empresas têm utilizado o Twitter para monitorar as ações da concorrência.

Fonte: Portal Educação

Jovens são alvos de perda auditiva em razão à música alta


A música alta afeta a audição principalmente dos jovens quando frequentam casas de shows ou clubes noturnos. Ultimamente, 10% da população mundial é afetada pela perda da audição. Em um estudo realizado na Inglaterra, aproximadamente 60% das pessoas que vão para locais barulhentos têm sintomas de danos da audição.

Porém, se engana quem pensa que somente frequentando bares noturnos têm contato direto com a música alta. Às vezes, as pessoas estão numa academia, por exemplo, e não se dão conta que o volume do som ultrapassa o recomendado para a saúde auditiva, ou seja, o normal para os nossos ouvidos é de até 85 decibéis e o que acontece é que em academias este valor pode chegar a 110 decibéis, provocando lesão na audição.

Aproximadamente 15 milhões de pessoas têm deficiência auditiva no Brasil e 350 mil não conseguem ouvir nada. De acordo com médicos e fonoaudiólogos, as pessoas que gostam de curtir música alta tanto em casa, em boates ou mesmo nas academias devem tomar muito cuidado, principalmente alertando para não ficar mais que 30 minutos no local com mais de 11 decibéis.

Outros vilões da perda da audição são os iPods e MP3, que estão cada vez mais atingindo a audição dos jovens. O ideal seria fazer uma campanha de prevenção com a garotada, alertando sobre o perigo da música alta, exposição do tempo do uso do fone de ouvido e a potência adequada para se ouvir música.

Fonte: Portal Educação

segunda-feira, 30 de março de 2009

Médicos Tratam Síndrome do Coração Partido com Sucesso


Cientistas afirmam ter descoberto que é possível tratar a "síndrome do coração partido" com aspirinas ou remédios cardíacos, segundo um estudo publicado pela revista especializada "American Journal of Cardiology".

Os pesquisadores estudaram 70 pacientes com a condição, que atinge principalmente mulheres de meia idade. No estudo, todos os pacientes se recuperaram, a maioria depois do tratamento, mesmo com 20% deles tendo dado entrada no hospital em estado crítico.

Segundo o estudo, a condição provavelmente é causada por um aumento nos hormônios do estresse.

A síndrome do coração partido foi descrita pela primeira vez por cientistas japoneses no início dos anos 1990 e tem os mesmos sintomas de um ataque cardíaco: dores no peito e falta de ar. A diferença é que ela parece ser temporária e totalmente reversível, se for tratada rapidamente.

Primavera

Os pacientes estudados eram de dois hospitais em Providence, no Estado americano de Rhode Island, e foram diagnosticados com a síndrome entre julho de 2004 e abril de 2008.

Cerca de 67% dos pacientes tinham passado por algum tipo de estresse físico ou emocional - como más notícias sobre um membro da família, uma discussão doméstica, uma doença severa ou um acidente de carro - pouco antes do aparecimento dos sintomas.

Seis deles apresentavam choque induzido por problemas no coração e três tinham ritmos de batimento anormais, que precisavam de tratamento de emergência. Na grande maioria dos casos, a receita médica foi aspirina ou remédios para doenças cardíacas durante a internação no hospital.

Todos os pacientes se recuperaram. Os pesquisadores também descobriram que, diferentemente dos ataques cardíacos que tendem a ocorrer no inverno, os casos de síndrome do coração partido são mais comuns na primavera e no verão.

Raramente fatal

O médico Richard Regnante, do Miriam Hospital, que liderou a pesquisa, diz que o padrão sazonal pode ajudar a entender a doença.

"Alguns acreditam que seja simplesmente uma forma de enfarte que se aborta a si mesmo cedo e, por conta disso, não deixa nenhum dano permanente no coração", afirma Regnante.

"Outros dizem que a síndrome não tem nada a ver com artérias coronárias e é simplesmente um problema com o músculo cardíaco."

O médico diz ainda que as conclusões do estudo podem ajudar cardiologistas dos departamentos de emergência a cuidar dos pacientes com a condição.

De acordo com Regnante, a síndrome raramente é fatal, desde que o paciente tenha acesso aos cuidados críticos nas primeiras 48 horas depois de apresentados os sintomas.

O médico e sua equipe agora estão recrutando pacientes com a síndrome para um novo estudo, que vai usar imagens de ultrassonografia para examinar se a condição causa danos internos ao coração.

Da BBC Brasil

Fonte: UOL Ciência e Saúde

Melhore sua Saúde por meio das Frutas


Quem é que nunca ouviu a frase: “Comer frutas faz bem à saúde.”? Pois é, e quem leva a sério essa recomendação só tem a ganhar. Realmente as frutas são extremamente importantes na alimentação do ser humano. Afinal de contas, elas são grandes fontes de vitaminas, como: vitamina C, beta caroteno, potássio e fibras.

Além de serem nutritivas e fácil de serem digeridas, as frutas ainda previnem contra algumas doenças como o câncer, por exemplo. Isso acontece porque nelas contém uma substância chamada bioflavenoides, que também fornece energia rápida para o corpo.

São vários os benefícios oferecidos pelas frutas. Ela pode substituir o açúcar e, quem opta por elas, nota uma diminuição nas indesejáveis cáries. Isso ocorre porque as fibras contidas nas frutas passam entre os dentes e aumentam a mastigação, melhorando assim o equilíbrio das arcadas.

Pessoas que não gostam de ingeri-las, podem escolher os sucos, as geleias ou os doces feitos de frutas. Dessa forma, é possível evitar os insumos químicos e biológicos encontrados nas guloseimas industrializadas.


Fonte: Portal Educação

Alivie o Estresse por meio da Água Salgada


Desde os tempos da Grécia antiga já se fazia o uso dos benefícios trazidos pela água salgada. Desde então a talassoterapia (thalassa=mar; terapia=cura) tem conquistado seguidores constantemente.

A técnica vem sendo muito utilizada nas clínicas de estética. O tratamento consiste na utilização da água do mar, esponjas, algas, corais e anêmonas para relaxar e aliviar o estresse.

A banheira é preparada com água potável, onde é colocada uma pastilha efervescente que simula o fundo do mar. O banho trabalha com as propriedades curativas dos sais minerais e com partículas de algas marinhas desidratadas a óleos aromáticos e cores que são aplicadas de acordo com o gosto de cada cliente.

Quando o corpo fica imerso na água salgada por pelo menos 15 minutos, ocorre uma transferência de íons entre a água e o corpo através da pele. Isso estimula a drenagem linfática que, por sua vez, libera toxinas, impurezas que provocam o inchaço e a celulite, gordura e radicais livres.

Quanto às contraindicações, a talassoterapia só não deve ser feita por gestantes e pessoas que apresentam algum corte ou infecções pelo corpo

Fonte: Portal Educação

Brasil melhora sua posição no ranking da tuberculose


O Brasil melhorou sua posição no ranking de países com o maior índice de tuberculose, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMC). O país saiu da 16ª e passou para 18ª posição entre as nações, mas ainda está entre os 22 países com maior incidência da doença.

As ações preventivas tomadas pelo governo foram fundamentais para a melhora no ranking. “Em primeiro lugar está à vacinação. A vacina BCG deve ser ministrada logo ao nascer. Apesar de não ser 100% eficiente contra tuberculose pulmonar, já reduz o risco de infecção”, declara o farmacêutico e tutor do Portal Educação, Ronaldo Costa.

A identificação e tratamento de indivíduos doentes é a principal forma de prevenção, uma vez que a doença somente é transmitida a partir de um indivíduo doente. “Manter as residências ventiladas é importante, uma vez que o contágio ocorre pelo ar, por intermédio da tosse, espirro ou mesmo a fala de indivíduos doentes. Em ambientes fechados, as chances de contaminação são imensas”, esclarece o profissional.

A região brasileira com o menor índice da doença foi o Centro-Oeste, mas, segundo Ronaldo, esta região sempre obteve índices pequenos da tuberculose. De 1990 até agora, foi aproximadamente 40% de redução (o maior índice de queda entre as regiões).

“Não há, contudo, um estudo específico que demonstra o motivo dessa redução, mas a baixa densidade populacional, com poucos locais de aglomeração, a baixa quantidade de doentes, bem como a facilidade na locomoção para tratamento, aliadas a uma política sanitária adequada são fatores determinantes para essa redução”, conclui o farmacêutico.

Fonte: Portal Educação

Câncer de Mama é o mais temido entre as mulheres


É triste, mas é a realidade, o câncer de mama é a doença que mais mata as mulheres no Brasil. Este câncer ataca o lado psicológico, principalmente a imagem pessoal e a sexualidade. Porém, o trabalho do psicólogo pode ser essencial nesta etapa da vida, já que a descoberta do câncer de mama e a mastectomia podem trazer modificações em diversos aspectos da vida da mulher e repercussões psicológicas, inclusive mudanças no relacionamento familiar.

Para Karolina Pinto, psicóloga e tutora do Portal Educação, há estudos que indicam que o relacionamento familiar exerce um papel importantíssimo na vida dessas mulheres e funciona como apoio e ajuda para suportarem o diagnóstico e suas consequências. “A mama é um órgão característico da feminilidade e sua mutilação resulta em uma alteração negativa da imagem corporal dessa mulher e também alteração estética e funcional que pode acabar por trazer prejuízo na satisfação sexual”, afirma Karolina.

Não só a psicologia como também a fisioterapia atua na prevenção e no tratamento do câncer de mama. Para isso, dispõe de diversos recursos para prevenir ou minimizar essas complicações e tem demonstrado ótimos resultados. Tatiana Leme, fisioterapeuta e tutora do Portal Educação, diz que “conforme a literatura, a eficácia do tratamento fisioterapêutico ultrapassa os limites e traz benefícios também no âmbito psicossocial, influenciando no bem-estar, na autoestima e na qualidade de vida das pacientes”, relata a fisioterapeuta.

A fisioterapia pode atuar utilizando recursos como a cinesioterapia (exercícios), eletrotermoterapia, recursos terapêuticos manuais, drenagem linfática manual, orientação e trabalho postural, hidroterapia entre outros. “Também, nestes casos, faz-se necessária uma avaliação da paciente com câncer de mama”, finaliza Tatiana.

Fonte: Portal Educação

Super Ane na Luta Contra o Câncer de mama :)

Dicas para não desistir da Academia e Manter o Corpo e a Saúde em Forma


Quem é que nunca sentiu aquela preguiça de ir à academia? De acordo com pesquisas da IHRSA, uma organização que reúne academias americanas, de todas as pessoas que se propõem a fazer exercícios físicos diariamente, apenas à metade cumpre com o prometido. Os outros 50% não chegam a completar nem três meses de treinamento.

A professora e consultora de Fitness, Fabiana Queiroz, explica que isso pode acontecer porque nos três primeiros meses é como se o indivíduo se sentisse obrigado a ir à academia. Mas, passado esse período, o corpo se acostuma com as atividades e sente necessidade da prática de exercícios físicos regularmente.

Além disso, o organismo precisa de uma quantidade mínima de energia para desempenhar as funções vitais, como por exemplo, digestão e respiração. E é com exercícios físicos e alimentação rica em carboidratos e fibras que isso se torna possível. Pois, quanto mais exercícios praticamos, mais ativo fica o nosso metabolismo.

Confira algumas dicas para não deixar de lado a academia:

• Procure escolher uma atividade física que lhe agrade

• Determine um horário para ir academia e torne isso um hábito diário

• Trace metas para chegar ao seu objetivo. Se quiser emagrecer, por exemplo, calcule o tanto de peso que será necessário perder por mês para atingir os quilos desejados.

• Fuja da monotonia. Escolha um treinamento que renove os exercícios, que seja dinâmico

• Ter uma boa companhia para ir a academia também é um estímulo para que se cumpra o combinado de praticar as atividades físicas todos os dias. Além disso, malhar junto com alguém torna o tempo destinado aos exercícios muito mais agradável.

Fonte: Portal Educação


Drenagem Linfática ajuda a acabar com celulites e gordura localizada


A drenagem linfática é uma técnica que tem como função retirar os líquidos acumulados entre as células e os resíduos metabólicos. Com a massagem da drenagem, essas substâncias são encaminhadas para o sangue por meio da circulação.

O tratamento auxilia na redução das celulites e gorduras localizadas, além de ser relaxante e tranquilizante. Se a técnica for associada à prática de atividades físicas e à alimentação saudável, os resultados irão aparecer com mais rapidez e eficácia.

No entanto, o desejo por uma pele lisa e livre das celulites faz com que, muitas vezes, algumas mulheres façam a massagem em locais impróprios. Ou seja, deixam pessoas que se dizem profissionais fazerem a drenagem linfática e, na verdade, esses “profissionais” não utilizam os procedimentos de forma correta, o que pode acabar gerando manchas roxas na pele e desconforto durante as sessões.

Além desse, outros cuidados devem ser tomados. Pessoas que sofrem de insuficiência cardíaca, trombose, hipertensão, asma brônquica e bronquite asmática, não devem fazer o tratamento da drenagem linfática.

Fonte: Portal Educação

Feridas e Curativos Merecem Certos Cuidados


Quando alguém se machuca, traumas surgem na superfície da pele, rompendo conexões vasculares e nervosas, surgindo a tão conhecida ferida. As feridas podem ser classificadas de três formas diferentes: de acordo com a maneira como foram produzidas, essas se diferenciam em feridas contusas e incisas, laceradas e perfurantes; de acordo com o grau de contaminação que pode ser infectada, limpas e contaminadas e de acordo com o comprometimento tecidual, que irá diferenciar a ferida quanto ao tamanho, comprimento, largura, profundidade e formação de túneis.

As feridas também podem ser classificadas em quatro estágios. Segundo a enfermeira e tutora do Portal Educação, Fernanda Machado, o comprometimento tecidual é caracterizado no estágio pelo comprometimento apenas da epiderme, sem perda tecidual. Já no segundo estágio, ocorre a perda tecidual, abrasão ou úlcera, comprometendo a epiderme, derme ou ambas. O terceiro estágio caracteriza-se pela presença de úlcera profunda, com comprometimento total da pele e necrose de tecido subcutâneo. O quarto. e último estágio ocorre quando há lesão óssea ou muscular ou necrose tissular.

Quando falamos em feridas, não podemos deixar de falar dos curativos, parte importante do tratamento. “Para cada tipo de ferida existem curativos diferentes. A escolha destes diversos recursos de tratamento deve seguir alguns pontos fundamentais, como: as características e necessidades da ferida; as condições econômicas de adquirir o produto ou ter acesso a ele, o custo-benefício e contribuir para a cicatrização das feridas”, conclui Fernanda.

Fonte: Portal Educação

Lipoaspiração deve caminhar junto à Reeducação Alimentar


Muitos pensam que a cirurgia da lipoaspiração é pra se perder peso, mas não é bem assim que funciona. Pois, não é um método de emagrecimento.

Segundo o cirurgião plástico Ruben Penteado, diretor do Centro de Medicina Integrada, em São Paulo, “é um procedimento destinado a remover apenas gorduras localizadas, como as que se encontram debaixo dos braços, nos quadris e na região abdominal...”. Ou seja, é para a remoção daquelas gorduras que não desaparecem apenas com os exercícios físicos.

No entanto, antes de fazer a lipoaspiração, é necessário que se perca peso. Mas cuidado, é preciso emagrecer com saúde. Dietas como “Dieta da Lua”, “Dieta da Proteína”, “Dieta da Sopa” não são o melhor jeito para atingir os quilos desejados. A melhor opção é a reeducação alimentar.

“Antes de sabermos quantas calorias devemos ingerir para emagrecer, precisamos saber quantas calorias gastamos. Esse gasto calórico varia de acordo com a idade, sexo, atividade física, massa muscular e com o próprio peso corporal. O gasto calórico pode ser calculado por meio de exames como a calorimetria indireta, a bioimpedância corporal e por equações que se aproximam muito do padrão ouro de cálculo, a calorimetria. Uma vez conhecido o gasto calórico do paciente, passamos à prescrição de sua dieta, que o levará à perda de peso”, explica o nutrólogo Thiago Volpi, que também faz parte do corpo clínico do Centro de Medicina Integrada.

Após a lipoaspiração é aconselhável que a pessoa tenha um acompanhamento nutricional para manter o peso que atingiu. Para o nutrólogo, “Nesta etapa, a orientação dada ao paciente deve prever diretrizes que ele possa seguir pelo resto da vida. A variedade de uma dieta é um dos segredos para quem quer manter o peso, pois permite que o paciente tenha todos os nutrientes essenciais para a saúde. Apesar de alguns alimentos ricos em nutrientes serem muito calóricos, podemos oferecer quantidades diferentes ou até trocá-las por outros menos calóricos e ricos nos mesmos nutrientes"

Além disso, afirma que pessoas que fazem o uso de medicamentos que eliminam a fome para emagrecer (medicamentos anorexígenos), sem orientação médica, dificultam a manutenção do peso. Pois, isso acarreta uma alimentação deficiente que não será mantida por muito tempo.

Pessoas que optam pela lipoaspiração devem ser persistentes na manutenção do peso, é como se fosse uma obrigação. Afinal de contas, manter o peso ideal e comer de forma equilibrada é um jeito de se viver bem.

Fonte: Portal Educação


Cuidando da Saúde ... Super Ane kids :)

Técnica de Massagem Oriental Proporciona Bem-estar e Melhora a Saúde


A técnica de shiatsu é uma massagem que proporciona à reeducação física e mental. Pois, o tratamento consiste em sensibilizar todos os pontos energéticos do nosso corpo, buscando uma saúde plena e satisfatória.

O tratamento é oriental e buscar o reequilíbrio por meio de algumas técnicas de massagem, é a principal função do shiatsu.

O deslizamento e o alongamento feitos na massagem são auxiliados por óleos vegetais e essenciais, que visam eliminar energia em excesso, desbloquear energia estagnada, distribuir energia harmoniosamente, e absorver maior quantidade e qualidade de energia.

Além disso, a técnica ajuda a combater dores na coluna, distúrbios gástricos, enxaqueca, tensão pré-menstrual, nervosismo, insônia, irritabilidade e estresse.

É uma ótima escolha para quem se preocupa ou deseja melhorar a saúde.

Fonte: Portal Educação


Dicas da Super Ane Kids - Boa Semana... Beijos.

AVC pode voltar se paciente não se cuidar, alertam especialistas


Pessoas que tiveram um AVC (acidente vascular cerebral) têm grandes chances de passar pelo problema novamente se não tomarem medidas de precaução, como fazer o controle da pressão arterial, ter uma alimentação equilibrada e praticar exercícios físicos.

Na semana passada, a doença causou a morte do deputado federal Clodovil Hernandes (PR-SP), 71 anos. O estilista e parlamentar não resistiu ao segundo derrame. O primeiro ocorreu em 2007, provocado pela pressão alta.

O deputado, que foi enterrado no último dia 19, teve uma parada cardíaca quando era levado por médicos para uma sala onde seria feita a retirada de seus órgãos para transplante. A morte cerebral dele havia sido constatada pelos especialistas horas antes da parada cardíaca.

"Os derrames cerebrais são divididos em dois tipos: o AVC isquêmico e o AVC hemorrágico. Ambos são causados por alterações nos vasos sanguíneos que irrigam o encéfalo", afirma Alessandro Blassioli, neurocirurgião e coordenador de Neurocirurgia do Hospital Estadual Regional Sul (zona sul de São Paulo).

Segundo o médico, o AVC isquêmico é o mais comum. "Ele ocorre com o entupimento de uma artéria que pode ser do pescoço (carótida ou vertebral) ou de uma artéria interna da cabeça, que limita parcial ou totalmente a chegada de sangue a uma parte do encéfalo."

Sintomas semelhantes

De acordo com o neurocirurgião, no AVC hemorrágico há ruptura de um vaso no cérebro e sangramento. "Os sintomas do hemorrágico e do isquêmico podem ser semelhantes. Pode ocorrer dor de cabeça, vômitos, rigidez na nuca, desmaio ou coma."

A neurologista Ana Paula Dias, do Hospital Professor Edmundo Vasconcelos (zona sul de SP), diz que os fatores de risco do primeiro AVC são os mesmos que provocam o segundo episódio. "Diabetes, tabagismo, sedentarismo, alcoolismo e hipertensão arterial são fatores de risco."

De acordo com ela, o socorro imediato de quem está sofrendo um AVC é fundamental. "A medicação usada para quebrar o coágulo deve ser administrada em até três horas após o AVC. Depois disso, ela não pode ser aplicada", afirma a neurologista.

"A causa mais comum de acidente vascular cerebral é a hipertensão arterial crônica, pois geralmente é silenciosa e não provoca sintomas no dia a dia. Muitas vezes a primeira manifestação é o próprio derrame", diz o neurocirurgião.

Entre as sequelas do derrame cerebral estão a perda de movimentos do corpo, dificuldade para falar, dificuldades de compreensão e alterações visuais. O tratamento varia conforme a área do cérebro que foi afetada pelo acidente vascular cerebral.

Fonte: Folha Online

 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios