sexta-feira, 1 de maio de 2009

Oba Feriado! Dia do Trabalho

Gifs - Flash - Fotos e Videos Para seu Orkut

Feliz Dia do Trabalho e Bom Feriado!!



Escute música no site da SUPER ANE KIDS
www.superane.com.br

Escolinha do Lápis

Desejos de Sucesso e Felicidades ao Blog http://escolinhadoslapis.blogspot.com

Sejam bem-vindos ao blog da Super Ane Kids
http://superane.blogspot.com
www.superane.com.br
www.superane.com

Dia do Trabalho

mensagens para orkut

Dia do Trabalho

Recados para Orkut

Dia Mundial do Trabalho


1º de maio é o dia em que as pessoas de diversos países comemoram o trabalho, ou melhor, comemoram as conquistas dos trabalhadores.
Final do século XVIII. A Revolução Industrial espalha-se pelo mundo, e nos Estados Unidos, Chicago era um de seus grandes representantes. No dia 1º. de maio de 1886, os operários, cansados da falta de direitos e das condições desumanas de trabalho, resolvem fazer uma paralisação. Concentraram-se na Haymarket Square, a fim de reivindicar a diminuição da jornada diária de 13 para 8 horas de trabalho. A polícia reage violentamente, e vários trabalhadores são mortos.

Assim, em homenagem às vítimas, o Congresso Socialista, realizado em Paris em 1889, escolhe o 1º de maio como Dia Internacional do Trabalho. Graças à mobilização de diversos trabalhadores, ao longo das décadas, é que podemos contar com várias conquistas nesse campo. No Brasil, o 1º. de maio também foi a data escolhida para se criar o salário mínimo (1940) e a Justiça do Trabalho (1941), ambas realizações do Governo Vargas.
Infelizmente, entre a mão-de-obra mundial, ainda é freqüente o uso do trabalho infantil, mesmo que ilegalmente.

Fonte: Brasil Escola

Dia do Trabalho


Comemorado no dia 1º de maio, o Dia do Trabalho ou Dia do Trabalhador é uma data comemorativa usada para celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa mesma data, em 1886, ocorreu uma grande manifestação de trabalhadores na cidade americana de Chicago.

Milhares de trabalhadores protestavam contra as condições desumanas de trabalho e a enorme carga horária pela qual eram submetidos (13 horas diárias). A greve paralisou os Estados Unidos. No dia 3 de maio, houve vários confrontos dos manifestantes com a polícia. No dia seguinte, esses confrontos se intensificaram, resultando na morte de diversos manifestantes. As manifestações e os protestos realizados pelos trabalhadores ficaram conhecidos como a Revolta de Haymarket.

Em 20 de junho de 1889, em Paris, a central sindical chamada Segunda Internacional instituiu o mesmo dia das manifestações como data máxima dos trabalhadores organizados, para assim, lutar pelas 8 horas de trabalho diário. Em 23 de abril de 1919, o senado francês ratificou a jornada de trabalho de 8 horas e proclamou o dia 1° de maio como feriado nacional.

Após a França estabelecer o Dia do Trabalho, a Rússia foi o primeiro país a adotar a data comemorativa, em 1920. No Brasil, a data foi consolidada em 1925 no governo de Rodrigues Alves. Além disso, a partir do governo de Getúlio Vargas, as principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nesta data. Atualmente, inúmeros países adotam o dia 1° de maio como o Dia do Trabalho, sendo considerado feriado em muitos deles.

Fonte: Brasil Escola

Gripe Suína: Saiba os cuidados para evitar


Está cada dia mais preocupante a devastação da gripe suína pelo mundo. Já são aproximadamente 60 mortes no México. De acordo com especialistas, o vírus não passa facilmente de humano a humano. O que aumenta o risco é o contato com porcos, porém, o consumo da carne suína é seguro.

O problema para o contágio da gripe suína está quando a pessoa tem contato com porcos infectados ou objetos contaminados, circulando entre pessoas e porcos. Para que o vírus e outras bactérias sejam eliminados da carne suína voltada à alimentação, é preciso cozinhar a carne a 71 graus Celsius.

Os porcos devem ser vacinados com vacinas de prevenção à gripe suína. “Os sintomas mais comuns desta gripe são febre repentina, tosse, dores musculares e cansaço extremo, bem parecido com sintomas de uma gripe comum. A verificação mais importante é constatar se o paciente esteve em algum local considerado área de risco, como por exemplo, o México”, afirma a enfermeira e tutora do Portal Educação, Fernanda Machado.

O porco é um animal que em sua constituição, permite ser infectado por gripes humanas e aviárias. Quando ele recebe diversos vírus em seu organismo, há o processo de mutação e novos vírus são criados. Esse vírus pode ser retransmitido dos porcos de volta para os humanos, que até podem se contaminar entre si.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação

Perigo: Fique atento aos objetos do seu animal de estimação


Quem tem animal de estimação pode, muitas vezes, nem se atentar ao que o seu cão ou gato está ingerindo. O problema é que pequenos objetos podem se tornar um grande perigo. Há animais que já ingeriram chupetas, moeda, bolinhas de gude, fio dental e até objetos nunca antes imaginados como agulhas, aparelhos ortodônticos e preservativos.

Quando o animal ingerir algum objeto perigoso, é visível a sua mudança de comportamento. O cãozinho ou o gatinho podem ficar desanimados, sem vontade de comer, com vômito e salivação excessiva, além de dor no abdômen.

“Por isso, os proprietários devem estar atentos ao comportamento do animal e, assim que perceberem algo diferente procure ajuda de um profissional da área veterinária”, afirma a médica veterinária e tutora do Portal Educação, Danielle Pereira.

“É importante que os proprietários tenham muita atenção aos objetos que ficam ao alcance dos pets e, os brinquedos que são oferecidos a eles, devem ser resistentes e seguros”, Danielle.

Caso a ingestão do alimento não seja identificada em um curto espaço de tempo, o órgão danificado pode se romper, causando infecção generalizada e pode levar o animal até a morte. Alguns cuidados básicos evitam dor de cabeça, principalmente com relação aos brinquedos oferecidos ao animal de estimação. Eles devem ser resistentes, do tipo que não se desfazem facilmente nem soltam fiapos.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação

Cientistas desenvolvem tratamento da doença que causa cegueira


Na Inglaterra, cientistas desenvolveram um tratamento contra a causa mais comum de cegueira, a DMRI (degeneração macular relacionada à idade) a partir do uso de células-tronco. O tratamento é resultado de pesquisas dos cientistas de duas instituições de ensino, a University College London (UCL) e do Hospital Moorfields de Londres.

O tratamento consiste em substituir a camada de células oculares que sofreram um processo degenerativo por causa da idade por células novas obtidas a partir da manipulação de células-tronco embrionárias.

“A degeneração macular relacionada à idade é responsável por perda visual grave, é uma condição frequentemente relacionada ao envelhecimento e é a principal causa de cegueira em pacientes com mais de 50 anos, de causa desconhecida, na qual ocorre crescimento anormal dos vasos sanguíneos sob a retina especificamente sob o tecido da coroide”, explica a farmacêutica e tutora do Portal Educação Jeana Mara Escher de Souza.

O tabagismo, a idade avançada, antecedentes familiares, o alto nível de colesterol no sangue e a hipertensão arterial são os fatores que mais causam degeneração macular relacionada à idade, um problema que afeta 30 milhões de pessoas em todo o planeta. A DMRI é uma doença ocular causada por degeneração, danos ou deterioração da mácula, uma camada amarelada de tecido delicado à exposição da luz que se encontra no centro da retina e que proporciona acuidade visual que permite ao olho visualizar detalhes.

Os cientistas esperam fazer os primeiros testes a partir de 2011, assim que obtiverem autorização das autoridades médicas do Reino Unido. Se aprovado, o procedimento deve começar a ser aplicado em 2015.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação

Queimadas aumentam o efeito estufa em 19%, aponta estudo


Um estudo publicado pela revista científica “Science” intrigou os biólogos de todo o mundo. De acordo com o artigo, deixar de queimar propositalmente as florestas tropicais, savanas e áreas agrícolas pode aumentar o aquecimento global em 19%.

Com isso, o Brasil segue junto com a Malásia e Indonésia entre os países que mais precisam avançar em políticas públicas que controlem o fogo deliberado. Os números dos cientistas revelam onde estão as fontes de queimadas que mais lançam gases de efeito estufa. Entre 1997 e 2006, os trópicos asiáticos contribuíram com 54% das emissões. Dos trópicos americanos, principalmente da Amazônia, saíram 32%. A África vem em último com a contribuição de 14%.

“O Brasil está entre os países que mais poluem a atmosfera e de forma impressionante aproximadamente 80% dos gases poluentes lançados são oriundos de queimadas realizadas principalmente na Amazônia, Cerrado e Caatinga”, explica o biólogo e tutor do Portal Educação Carlos Lehn.

No Brasil, o estado de Mato Grosso, com sua área pertencente à Amazônia, possui a maior intensidade de focos de calor do planeta. Entre 2000 e 2005, segundo um estudo americano publicado em 2006, Mato Grosso tinha duas vezes mais queimadas que qualquer outra região do mundo. Segundo a cientista americana, durante uma seca extrema, 39 mil quilômetros quadrados da Amazônia (15% da área do Estado de São Paulo) entraram em combustão.

Na América Latina os países gastam muito dinheiro para combater as queimadas. Mais seca e por isso mais inflamável, os custos ficaram em US$ 12,5 bilhões –pouco menos que os US$ 13,4 bilhões dados pelo governo americano para socorrer a montadora GM.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Adolescência


Adolescência é definida como o período de crescimento & desenvolvimento que ocorre entre o início da puberdade e o alcance da maturidade física e emocional.

As garotas sofrem maiores modificações durante a puberdade que os garotos, tendem a atingir a puberdade antes e levam menos tempo para chegar à maturidade. A adolescência nas meninas começa por volta dos 11 anos de idade e continua até os 16. Durante este período, a mama se desenvolve, surgem pêlos pubianos e nas axilas, e tem início a menstruação. A maioria dos adolescentes torna-se fértil nos 2-3 primeiros anos após o início puberdade.

Nos meninos, o período correspondente vai dos 13 aos 18 anos de idade. Após os 14 anos aproximadamente, os meninos são, em geral, mais pesados e altos que as meninas. As alterações físicas que fazem parte da adolescência são o aumento dos genitais, o aparecimento de pêlos pubianos, faciais e nas axilas, e a voz torna-se mais grave.

Ah, os hormônios...

As alterações hormonais despertam sentimentos sexuais e o namoro normalmente começa na metade da adolescência. As alterações hormonais também respondem por boa parte do mau humor conhecido dos adolescentes.

Os adolescentes com dificuldades de se ajustar às mudanças físicas podem se tornar depressivos, desanimados. Por outro lado, existem ocasiões onde a disposição excessiva leva o adolescente a surtos de entusiasmo.

Reações contra a autoridade são comuns: o jovem neste período freqüentemente experimenta o desejo de expressar sua própria personalidade, formar um caráter definido e provar o máximo de sensações possíveis. O atrito com os valores e padrões de comportamento preestabelecidos pelo mundo "adulto" são inevitáveis.

Quero-não-quero

A maioria dos adolescentes gosta da oportunidade de assumir responsabilidades e tornar-se mais independente. Contudo, eles podem ter dificuldades em lidar com o desafio. Em alguns momentos, podem agir de maneira independente e mais tarde terem o desejo de ser dependentes. Esta alternância é absolutamente natural, mas pode estressar o adolescente. Esta angústia deve ser reconhecida pelo adolescente ou por seus pais e tratada como algo passageiro.

O uso de cigarros, drogas e bebidas alcoólicas também podem representar uma forma de determinar independência. Mas a vontade de passar por novas experiências pode, em alguns casos, ter conseqüências mais sérias.

Arrumando as malas

A adolescência é um período de intensas mudanças. Como em qualquer outra situação de viagem ou quando estamos mudando para algum lugar, é importante incluir na bagagem tudo aquilo que será útil mais adiante.

É por isso que alguns tópicos devem ser discutidos com os pré-adolescentes. As crianças devem ser informadas sobre as mudanças que ocorrerão com seus corpos. Os adolescentes precisam de alguém para confiar e contar sobre sua relação com a família e o meio.

É importante conversar abertamente sobre os riscos do uso de cigarro, a segurança ao dirigir automóveis, o alcoolismo, o uso de drogas ilícitas e a sexualidade. O ideal é que esta informação seja fornecida por um pai ou mãe ou alguém com quem o adolescente tenha uma relação emocionalmente estável.

Os adolescentes sofrem uma pressão considerável de seu próprio grupo. O processo de amadurecimento do corpo em direção à maturidade física também pode causar algum desconforto e embaraço.

Os pais podem ajudar oferecendo compreensão, simpatia, conselhos e discussões sobre todos os problemas fisiológicos e psicológicos que acompanham este período da vida.

Os adolescentes que levam mais tempo para amadurecer, especialmente meninos, tendem a uma auto-estima menor que aqueles que amadurecem precocemente ou em uma idade média.

Fonte: http://boasaude.uol.com.br

Amamentar traz benefícios para mãe e bebê


O leite materno é essencial para que a criança cresça forte, com saúde e com menos riscos de adoecer. Contudo, uma pesquisa divulgada recentemente mostra que amamentar não faz bem apenas para o bebê, mas também para a mãe. Cientistas americanos relatam que as mulheres que amamentam seus filhos podem estar reduzindo seu próprio risco de apresentarem doenças cardíacas ou derrames.

Para as mulheres que amamentam por mais de um ano, há a probabilidade de estarem 10% propensas a sofrer desses problemas de saúde se comparado com as mulheres que nunca amamentaram. Os pesquisadores afirmam que mesmo as mulheres que já estão em período pós-menopausa e que amamentaram há mais de 35 anos reduzem o risco de sofrer de doenças cardiovasculares, porque o ato de amamentar diminui os depósitos de gordura no corpo.

As mães que amamentam por pelo menos um mês já reduzem o risco de diabetes, colesterol e pressão alta, sem contar com a redução da possibilidade de adquirir câncer de mama e ovário, além da osteoporose.

Para os bebês, os benefícios do leite materno são imensos: protege contra a obesidade, diabetes, asma e infecções no ouvido, estômago e peito. “Agora, com esta pesquisa, fica claro que o leite materno e a amamentação fazem bem para a criança e para a mãe, tornando mais evidente o incentivo para a amamentação”, conclui a fisioterapeuta e tutora do Portal Educação, Tatiana Leme.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação
 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios