sexta-feira, 8 de maio de 2009

Estudo indica por que a falta de café causa dores de cabeça



Você é uma daquelas pessoas que sentem dores de cabeça se passam um dia sem tomar um cafezinho? Para ajudar essas pessoas que têm sintomas de abstinência de cafeína, como dores de cabeça, fadiga e dificuldade de concentração, pesquisadores das universidades de Vermont e Johns Hopkins realizaram um estudo avaliando os efeitos da cafeína no cérebro humano.

Os pesquisadores analisaram dois grupos de voluntários, administrando pílulas de cafeína para um deles e placebo para o outro. E os resultados indicaram que o corte do consumo diário de cafeína produz mudanças na velocidade do fluxo sanguíneo no cérebro (visto pelo ultrassom) e na atividade elétrica do cérebro (acompanhada pelo eletroencefalograma). E essas mudanças estariam associadas aos clássicos sintomas da abstinência da cafeína, como dores de cabeça, sonolência e redução do estado de alerta.

Segundo os autores, a abstinência aumentou o fluxo sanguíneo no cérebro, o que poderia provocar as dores de cabeça, e aumentou o ritmo teta no encefalograma – mudança associada à fadiga. E, seguindo esses resultados, os voluntários reportaram aumento nas medidas de “cansaço”, “fadiga”, “lentidão” e “exaustão”, indicando os efeitos da falta do cafezinho.

O estudo também indicou que não haveria benefícios gerais no consumo crônico de cafeína. “Ao contrário do que a maioria de nós, amantes do café, pensaríamos, nosso estudo mostra que não há diferenças entre quando os participantes eram mantidos com placebo crônico e quando os participantes eram estabilizados com a administração de cafeína crônica”, disse a pesquisadora Stacey Sigmon, líder do estudo.

“O que isso significa é que consumir cafeína regularmente parece não produzir nenhum efeito líquido benéfico, baseado nas medidas que examinamos”, concluiu a pesquisadora, destacando que mais estudos são necessários para avaliar os efeitos do consumo e da abstinência do café.


Fonte: Boa Saúde

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Pessoas com artrite devem ter cuidado com o uso do computador


O uso intensivo do computador pode prejudicar movimentos e dores musculoesqueléticas, principalmente quem sofre de inflamações das articulações, ou seja, a pessoa que tem artrite possui certa incapacidade no trabalho.

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Pittsburgh, foi questionado a 315 pacientes que possuem artrite reumatoide, osteoartrite e fibromialgia sobre o uso do computador que causa desconforto no uso da cadeira, mesa e teclado, mouse e monitor.

Foi constatado que 84% dos entrevistados para a pesquisa apresentam problemas com a utilização do computador. “A ergonomia para evitar doenças ocupacionais são muito importantes. A utilização do computador como ferramenta de trabalho exige cuidados especiais no dia-a-dia, desde o posicionamento do corpo, equipamentos e até pausas e realização de exercícios laborais”, afirma a fisioterapeuta e tutora do Portal Educação, Tatiana Leme.

Os resultados da pesquisa afirmam que as pessoas com artrite devem ter o uso do computador tanto em casa como no trabalho, avaliado por especialistas. Assim, será possível fazer as modificações necessárias para uma utilização segura, eficaz e confortável.


Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação

Gastrite: veja como se tratar por meio da medicina alternativa


A gastrite é uma inflamação da mucosa do estômago e se caracteriza pela falta de apetite, indigestão, gosto amargo na boca, sede em excesso, náuseas e vômitos. Nas manifestações mais graves ocorrem ainda fortes dores no estômago, podendo ser contínuas ou espasmódicas.

Alimentação excessiva, mastigação insuficiente, uso de condimentos irritantes, ingestão de bebidas junto às refeições, tabagismo, alcoolismo, estresse e ansiedade são as principais causas da doença.

O tratamento da gastrite requer um diagnóstico realizado por um profissional sério e que entenda do assunto, pois os sintomas podem ser confundidos com os da úlcera gastroduodenal e o do câncer no estômago, por isso é importante recorrer a médicos para que sejam analisados, de forma correta, todos os sinais.

É aconselhável que seja suspenso o uso de fumo, bebidas alcoólicas, café e chá preto. Também é importante evitar o consumo de carnes, pescados, frituras, gorduras, refrescos e refrigerantes.

No entanto, além desses cuidados, a medicina alternativa é um tratamento eficaz contra a gastrite. Hortaliças, frutas e plantas são uma boa opção para quem deseja amenizar ou se livrar de vez dos sintomas da gastrite.

Veja como você pode se tratar por meio desses alimentos:

Hortaliças
• Acelga: chá das folhas (50g para um litro de água). Tomar uma xícara do chá, uma hora antes das refeições.
• Alface: chá das folhas (60g para um litro de água). Tomar quatro xícaras ao dia.
• Cebola: compressa local de cebola crua ralada, com duração de 1 hora.
• Chuchu: comer chuchu cozido, mas com pouco tempero.

Frutas
• Mamão: fazer refeições exclusivas três vezes na semana; mastigar 10 a 15 sementes de mamão diariamente.
• Melão: suco natural (sem açúcar). Substituir refeições (desjejum ou jantar) pelo suco, quatro vezes na semana. Vale também triturar as sementes e misturar com água e mel de abelhas e tomar três xícaras ao dia em temperatura morna.
• Pera: fazer refeições exclusivas três vezes na semana.

Plantas
• Bardana: chá das folhas, flores e raízes (20g para um litro de água). Tomar quatro xícaras diariamente.
• Maracujá-açú: fazer suco natural. Tomar 250 ml, quatro vezes ao dia.
• Tamarindo: chá da polpa do fruto (50g para um litro de água). Tomar cinco xícaras ao dia.

Além dessas receitas existem outros tratamentos, como a geoterapia e a hidroterapia. A geoterapia é feita com compressa de argila na região do ventre, com duração de duas horas. Já a hidroterapia é uma compressa quente sobre o estômago com chá de camomila (80g para um litro de água). Enfim, várias são as opções de cura para quem sofre de gastrite. Basta mudar alguns hábitos para parar de sentir dor.


Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação

Margarina é menos prejudicial à saúde do que a manteiga


Margarina ou manteiga? Muitas pessoas têm dúvidas na hora de escolher uma das duas para levar para casa. Alguns dizem que a manteiga é menos prejudicial, outros acreditam que é melhor ingerir a margarina. No entanto, hoje já se sabe qual dos dois produtos é o mais saudável.

De acordo com a engenheira de alimentos Natália Gomes, tanto a manteiga quanto a margarina sempre apresentaram desvantagens devido ao fato de serem produtos ricos em gorduras.

A manteiga tem altos níveis de colesterol e de gorduras saturadas por ser feita a partir da gordura do leite. Já a margarina é obtida por meio da hidrogenação parcial de óleos vegetais (ricos em gorduras insaturadas). Porém, essa adição de hidrogênio às duplas ligações dos ácidos graxos insaturados dos óleos vegetais, a uma temperatura bastante elevada, faz com que a gordura insaturada se transforme, parcialmente, em gordura saturada; pois a alta temperatura modifica as moléculas e isso faz com que o óleo vegetal se solidifique, uma vez que em temperatura ambiente ele é líquido.

A engenheira de alimentos explica que a margarina tem suas desvantagens por apresentar gordura trans, mas ressalta que isso já pode ser eliminado nos processos de fabricação por meio da hidrogenação total do óleo vegetal, como foi citado acima.

Por outro lado, a manteiga também tem desvantagem por apresentar colesterol. Sendo assim, a margarina se torna menos prejudicial à saúde, mas só se tiver baixo teor de gorduras trans e gorduras saturadas, o que é encontrado, geralmente, em margarinas mais cremosas. Então, é importante estar atento aos detalhes para consumir aquilo que lhe for menos nocivo.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação

Pesquisa revela que rir é ótimo remédio para diabéticos


Pesquisadores norte-americanos da Universidade Loma Linda, descobriram que dar boas gargalhadas, pode ajudar muito a reduzir o risco de complicações cardiovasculares em pacientes diabéticos.

No estudo, foi acompanhada a rotina de 20 pacientes com diabetes, hipertensão, e ainda apresentavam altas taxas de colesterol no sangue. Em todos os casos, as pessoas tomavam remédios regularmente para controlar esses problemas.

A partir daí, os estudiosos dividiram os pacientes em dois grupos, sendo que o primeiro permaneceu com o tratamento antigo, a base de medicamentos, e o segundo, além da medicação, passaram a assistir vídeos de comédia durante 30 minutos, diariamente.

Completado um ano de pesquisa, o grupo de voluntários com o tratamento das risadas, apresentou menores taxas de hormônios relacionados ao estresse, como a adrenalina, por exemplo. Além disso, os níveis do bom colesterol (HDL) cresceram 26%, enquanto que no outro grupo o aumento foi de apenas 3%. Outro fator favorecido pelas gargalhadas foi com relação à proteína C-reativa, substância responsável em marcar o risco de problemas cardiovasculares, que diminuiu 66%, enquanto que no segundo grupo, a queda foi de 26%.

Para os pesquisadores, esses resultados indicam que rir pode ser sim, um bom complemento terapêutico, capaz de ajudar a prevenir complicações.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação

Idioma que vem da Web


tualmente existem cerca de 1,5 milhões de internautas em todo mundo, segundo dados do ano passado, 2008, da União Internacional de Telecomunicações. E cada vez mais, pessoas descobrem esse veículo, que já se tornou o mais importante do planeta.

Seja para estudar, conhecer novas pessoas, conhecer lugares, compartilhar informações, fazer pesquisas e conversar com amigos e familiares, a internet é um excelente recurso.

Várias pessoas têm usado dessa rede para explorar o uso real do inglês, já que a maioria dos sites e programas adota a língua como padrão. Por isso, incluir a rede mundial de computadores no ensino de idiomas é uma proposta bastante oportuna, já que apresenta aos alunos um conhecimento de aplicação imediata.

Blogs, notícias informativas, páginas de receitas e sites com resenhas de cinema, por exemplo, são alternativas para mergulhar nas situações comunicativas "de verdade" que existem na internet.

“Quando o professor opta por uma atividade real de comunicação, ele faz com que a turma entre em contato com textos autênticos, que existem também fora do ambiente da sala de aula. Dessa maneira, fez a produção ter sentido para a garotada” analisa Juliana Daher Sabatin, tutora de Idiomas do Portal Educação.

Porém, a precária infraestrutura das salas de informática nas escolas tem barrado essa forma de aprendizagem. Cabe ao professor buscar alternativas para contornar a situação: se o número de computadores for pequeno, divida a turma em dois grupos. Enquanto um usa os aparelhos, o outro faz atividades em sala de aula, por exemplo, revisando os textos já produzidos.

Vale ainda, que o professor seja apenas uma referência como falante da língua, recorrendo ao português somente em último caso. Para tirar dúvidas ou dar algum esclarecimento, opte pela associação com imagens, ou ainda, procure sinônimos que possam facilitar o entendimento.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Massoterapia minimiza tensões do dia a dia


Com a correria diária, o estresse, a tensão do trabalho e as pressões domésticas fazem com que muitas pessoas procurem um tratamento indicado para amenizar tais problemas. A massoterapia é um exemplo disto. Diversas técnicas holísticas de origem orientais e ocidentais exercidas por meio de toques (massagens) proporcionando grandes virtudes terapêuticas, relaxantes, estéticas, emocionais e desportivas.

A massoterapia também tem aplicação estética quando observações clínicas indicam que a massagem em membro imobilizado por semanas resultou em melhora na aparência e textura da pele. A estimulação do sistema linfático, pela drenagem linfática, teria aplicação no tratamento de celulite por causa da eliminação de líquidos. Clínicas de beleza, salões e spas oferecem massagem estética com aplicação de cremes.

Profissionais e acadêmicos que tenham interesse em aprofundar os seus conhecimentos na massoterapia, podem se inscrever no Curso de Massoterapia com Pedras Quentes, Frias e Argila; oferecido pelo Portal Educação. Com uma carga-horária de 60 horas, o aluno tem acesso a certificado caso atinja 60% de aproveitamento do curso. O conteúdo programático completo e mais informações podem ser obtidas no site do Portal Educação ou pelo telefone 0800 707 4520 (ligação gratuita).

Fonte: Assessoria de Imprensa - Portal Educação
 
©2008 Elke di Barros Por Templates e Acessorios